21 de outubro de 2026
author.jpg._PROC_AC443772AT1AP11.jpg

Introdução

A LREF – Lei de Recuperação de Empresas e Falência, lei 11.101/05, foi criada como um moderno instrumento de política judicial, com o principal objetivo de viabilizar a recuperação de empresas em crise econômico-financeira que se mostram viáveis. Para atingir esse objetivo, a lei se fundamenta em pilares essenciais, como o princípio da preservação da empresa e o tratamento equitativo dos credores (par conditio creditorum). Nesse contexto, surge uma controvérsia jurídica de grande relevância prática: a inclusão ou não dos créditos mantidos por cooperativas, especialmente as de crédito, aos efeitos da recuperação judicial. Este artigo defende a tese da sua plena submissão, apoiando-se na universalidade do juízo recuperacional e na natureza da relação jurídica estabelecida.

1. O princípio da universalidade e o art. 49 da LREF

O fundamento da recuperação judicial é o princípio da universalidade do juízo, que concentra no foro da recuperação todas as discussões e pagamentos referentes aos créditos sujeitos ao processo. O art. 49 da LREF materializa esse princípio de maneira clara ao determinar que “estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos”.

Essa norma não é apenas uma formalidade. Seu propósito é assegurar que a empresa devedora tenha a oportunidade de apresentar um plano de pagamento que inclua toda a sua dívida concursal, possibilitando uma negociação coletiva, organizada e supervisionada pelo Poder Judiciário. A exclusão de créditos relevantes desse ambiente de negociação comprometeria o intuito da lei, permitindo que certos credores buscassem a satisfação de seus interesses de maneira isolada, inviabilizando a reestruturação da devedora e prejudicando a coletividade de credores.

2. A controvérsia: Ato Cooperativo vs. Ato de Mercado

A principal argumentação para defender a extraconcursalidade dos créditos de cooperativas se baseia na lei 5.764/1971 (lei das cooperativas), sustentando que as operações entre a cooperativa e seus associados constituem um “ato cooperativo”, distinto de um ato mercantil ou financeiro tradicional. Sob essa perspectiva, o crédito não seria apenas um empréstimo, mas parte da relação mutualística entre as partes.

No entanto, essa interpretação não resiste a uma análise mais aprofundada, especialmente quando a cooperativa atua como uma instituição financeira de fato. Ao conceder crédito com remuneração (juros), exigir garantias e operar com normas de mercado, a cooperativa ultrapassa a mera relação associativa. Prevalece, aqui, o princípio da primazia da realidade: a natureza jurídica de uma operação é definida por sua essência e seus efeitos econômicos, e não pelo rótulo que lhe é atribuído.

Quando uma cooperativa de crédito financia a atividade de um produtor rural, por exemplo, ela realiza uma atividade típica do Sistema Financeiro Nacional. O crédito concedido possui natureza financeira e, como tal, deve se submeter ao regime concursal comum, não havendo no art. 49 da LREF qualquer exceção que contemple o “ato cooperativo”.

3. A violação ao princípio do par conditio creditorum

Permitir que os créditos de cooperativas escape aos efeitos da recuperação judicial representaria uma séria violação ao princípio da isonomia entre os credores. Esse princípio estabelece que credores de uma mesma classe devem receber tratamento igualitário, garantindo que o sacrifício imposto pela renegociação da dívida seja distribuído de forma equilibrada.

A exclusão de um credor relevante, como uma cooperativa de crédito, cria uma classe de “supercredores” privilegiados, que poderiam executar suas garantias e cobrar seus valores integralmente, enquanto os demais (fornecedores, trabalhadores, outros bancos) seriam obrigados a aceitar deságios, prazos alongados e outras condições do plano. Isso resulta em um desequilíbrio negocial insustentável e abala a confiança no processo de recuperação judicial. A efetividade do processo depende de um sacrifício compartilhado, e não da proteção de interesses individuais.

4. O impacto destrutivo no setor do agronegócio

A discussão adquire contornos dramáticos no agronegócio, um dos alicerces da economia brasileira. Nesse setor, as cooperativas de crédito costumam ser as principais financiadoras da produção, desde o plantio até a colheita.

Se um produtor rural ou uma agroindústria entra em recuperação judicial e seus débitos com a cooperativa financiadora são considerados extraconcursais, o plano de recuperação pode se tornar inviável. O peso dessa dívida, se cobrada separadamente, compromete o fluxo de caixa da empresa e impede que ela honre seus compromissos com os demais credores e, o mais importante, mantenha sua operação. O resultado prático pode ser a falência, exatamente o que a lei busca evitar.

As “resistências e incompreensões jurídicas” mencionadas representam um verdadeiro obstáculo à estabilidade econômica do setor. A falta de uma jurisprudência consolidada sobre o tema gera insegurança e dificulta a reestruturação de empresas essenciais para cadeias produtivas inteiras.

Conclusão

A correta interpretação sistêmica da lei 11.101/05 exige a submissão dos créditos detidos por cooperativas, quando estas atuam como agentes financeiros, aos efeitos da recuperação judicial. Esse entendimento prestigia o princípio da universalidade do juízo, assegura o tratamento isonômico entre os credores e, fundamentalmente, garante a efetividade do processo de recuperação.

Qualquer argumentação contrária, além de faltar um fundamento legal explícito, cria um privilégio injustificado que prejudica a negociação coletiva e ameaça a preservação da empresa, especialmente em setores estratégicos, como o agronegócio. Pacificar o entendimento em favor da inclusão desses créditos é um passo crucial para fortalecer a segurança jurídica e a eficiência da recuperação judicial no Brasil.

Fonte original: "recuperação de crédito" – Google Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *